PostHeaderIcon Conservatório de Tatuí abre 374 vagas para o 1º semestre de 2013

O Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, abre 374 vagas para novos alunos nos cursos de canto, instrumentos (com ou sem conhecimento musical), teatro e luteria. Os interessados em estudar na instituição podem se inscrever para o processo seletivo durante o período de 7 a 18 de janeiro. O atendimento ao público será realizado na secretaria escolar, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h. É necessário apresentar um documento oficial com foto e data de nascimento, além de fazer o pagamento da taxa de inscrição de R$ 40.
O processo seletivo é composto por duas fases eliminatórias. A primeira, dirigida a todos os inscritos, consiste em um teste para a verificação da capacidade de percepção auditiva. O resultado será divulgado no site www.conservatoriodetatui.org.br e nos murais da escola no dia 25 de janeiro de 2013.
A segunda fase será composta por uma entrevista e, caso o candidato tenha conhecimento musical, uma avaliação de performance. Os dias para a realização da segunda fase serão divulgados no site do Conservatório de Tatuí.
O teste para os candidatos de artes cênicas será dividido em três etapas: escrita (questões sobre compreensão de texto), leitura à primeira vista e uma avaliação sobre jogos teatrais. Para os cursos de regência de banda e coral haverá um teste envolvendo teoria musical, leitura musical, harmonia, história da música e uma entrevista.
Para o curso de luteria, o candidato realizará um teste prático (construção de um cubo) e fará uma entrevista com uma banca formada por professores do curso. O setor de educação musical selecionará os alunos por meio de um sorteio, na rua Rua Rotary Club, 403, Vila Dr. Laurindo, às 14h para os candidatos com quatro e às 15h para as crianças de cinco anos.  A data ainda será divulgada pela secretaria do Conservatório de Tatuí.
No site da instituição, o candidato poderá encontrar o edital do processo seletivo, assim como as obras a serem apresentadas na segunda fase do processo seletivo. Mais informações pelo telefone (15) 3205 8444 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
Conservatório de Tatuí
Criado por lei estadual em 13 de abril de 1951 e instalado oficialmente em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Tatuí é mantido pelo Governo do Estado de São Paulo por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura, é administrado pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí.
Reconhecido centro de excelência de ensino de música, luteria e artes cênicas, concentra estudantes de São Paulo e de outros 20 estados brasileiros, além de países da América Latina. O Conservatório de Tatuí também recebe estudantes ocasionais que deslocam-se da América do Norte, Europa e, até, Ásia, para o aperfeiçoamento em música brasileira.
Com mais de 55 anos de formação e difusão cultural, uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina cumpre a missão de formar instrumentistas, cantores, atores e lutiers de prestígio internacional. Seus 47 cursos distintos, gratuitos, tem duração média de seis anos, sendo que seus alunos são, invariavelmente, destaques em concursos nacionais e até mesmo internacionais.
Além de ensino de alta qualidade, o Conservatório de Tatuí mantém uma extensa agenda artística durante o ano. São encontros, festivais, masterclasses, workshops, concertos, espetáculos de teatro, cursos intensivos, palestras e recitais.
Por conta de sua importância no cenário internacional da música, o Conservatório contribuiu de forma essencial para que Tatuí, sua cidade sede, ganhasse o título de “Capital da Música”. O título foi dado ao município por meio da lei estadual 12.544, que oficializa Tatuí como a “Capital da Música do Estado de São Paulo”, em 30 de janeiro de 2007.
O Conservatório de Tatuí fornece, juntamente com a ETEC Paula Souza, certificação técnica inédita para os alunos que concluírem o curso, uma vez cumprida a grade curricular da escola e as disciplinas exigidas pela ETEC.

Serviço
Inscrições para novos alunos
De 7 a 18 de janeiro
Secretaria Escolar – Rua São Bento, 413, Centro
Taxa de inscrição de R$ 40
Mais informações (15) 3205 8444 ou www.conservatoriodetatui.org.br
 

capa57